Vídeo: Caso Raro, Especialistas estudam Bezerro Que Nasceu com Duas Cabeças no Norte da Bahia

Vídeo: Caso Raro, Especialistas estudam Bezerro Que Nasceu com Duas Cabeças no Norte da Bahia

Um bezerro da raça Jersey nasceu com duas cabeças na zona rural de Sento Sé, norte da Bahia. Dois homens que fizeram o parto filmaram o animal, que morreu logo depois do nascimento. 

O animal nasceu na semana passada e foi levado para um laboratório de uma faculdade de Juazeiro, também no norte do estado. Os veterinários ainda tentam entender o que aconteceu.

Pode estar relacionado com uma malformação embrionária dele. Temos uma segunda hipótese que é a nível genético. E a terceira hipótese a gente constitui fatores ambientais, que na área da genética a gente constitui uma temática que a gente chama epigenética.

professor do curso de veterinária Jorge Messias

Alguns fatores do meio que podem ter influenciado para essa malformação do animal. Como, por exemplo, uma gestação precoce da vaca, uma exposição do animal a algum agroquímico, que pode influenciar no metabolismo. Porém, são especulações.

completa

Com poucas ocorrências no Brasil, o caso pode ser considerado raro. É o primeiro da região do sertão do São Francisco e pode ajudar no desenvolvimento acadêmico e de pesquisa.

Esse é o primeiro passo para a gente que está entrando na área da pesquisa, ter esse contato com essas peças, que vão fazer parte do nosso cotidiano.

estudante de veterinária Carlos Rocha

Eu tenho acompanhado, assim, por vídeos, internet. Mas, aqui na nossa região é a primeira vez.

estudante de veterinária Cézar Moreira

Para o professor Jorge Messias, o estudo do animal vai contribuir para o ensino.

Esse achado através dos processos de dissecação em disciplinas como, por exemplo, anatomia topográfica, poderá proporcionar o aluno a uma compreensão da sua formação interna. Porque, macroscopicamente, a gente consegue perceber que ele tem duas cabeças, com perfeição na sua formação, e apenas um corpo e seus membros.

Jorge

Confira o Vídeo: